quinta-feira, 12 de junho de 2008

Aos apaixonados por leitura

Drummond de Andrade, Érico Veríssimo, Dan Brown, Clarice Lispector, Agatha Christie, Fiodor Dostoievski... Todos esses escritores são fascinantes, mas nem todas as pessoas têm acesso às suas obras. Foi pensando nisso que surgiu nos Estados Unidos o projeto chamado “BookCrossing” ou Troca de livros em português.

O projeto tem como idéia inicial, que quando compramos livros (principalmente de literatura), após lê-los os deixamos guardados, parados. O que o projeto propõe é que haja uma troca livre. Os livros deverem ser deixados em lugares públicos para que outras pessoas passem, peguem o livro, leiam e façam o mesmo, sem tempo de devolução e nem local.

Para isso foi criado o site BookCrossing no qual a pessoa se cadastra, recebe um número de identificação que é colado ao livro e o "solta" com uma etiqueta: "Livro livre" e um bilhete com a explicação do que se trata o projeto pedindo para que as pessoas entrem no site e informem o destino do livro.

Nos Estados Unidos existem inúmeros pontos de troca e em São Paulo o projeto começa a se disseminar. No Brasil são 3.700 trocadores de livros oficiais, sendo que 1.600 são de São Paulo e mais de 4.500.00 livros registrados no mundo todo.

Se você gostou da idéia, acesse o site, cadastre-se e coloque seus livros para “girar”. Como já disse Mário Quintana: “De um autor inglês do saudoso século XIX: O verdadeiro gentleman compra sempre três exemplares de cada livro: um para ler, outro para guardar na estante e o último para dar de presente.” Que tal dar a oportunidade à outras pessoas de ler esses três livros?

12 comentários:

Carlos Macêdo disse...

Muito boa essa idéia. Vou aderir!! É sempre bom tudo que estimule a boa leitura.

flw!

Tragicomicuzinho disse...

ideia bem interessante!!

gostei.

bjo

Jorge Monteiro disse...

ideias saudaveis como essa faz ainda esse mundo girar!!

abs

Anônimo disse...

Sou um maniaco por livros, conhecia essa ideia e é bem comum lá fora, nos EUA tem ate loja para isso. Mas no BRasil não sabia que existia, principalmente na minha cidade São Paulo, vou me cadastar já excelente dica!

Livia Queiroz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Livia Queiroz disse...

Poxa muito boa essa ideia!!!
Quero aderir...
vc sabe se na bahia ja existe esse projeto?
como faço p entrar em contato com os "trocadores"?
Adoreeeei a idéia...

parabéns pelo blog
posso linkar pra n perder de vista?

http://queiroz19.blogspot.com/

Sol Vianna disse...

Nunca me esqueceria desses grandes nomes... Sou apaixonada por todos...

Sempre que dá , dou um pulinho nas livrarias e, bibliotecas para dar uma olhadinha....


Se cuidah...

Thais disse...

oi tudo bom
eu adoro esses autores,essa semana mesmo eu li um testo que fala de Drummond de Andrade na escola.
obrigada pela visita em meu blog
abraços

Sammyra Santana disse...

adoreeeeeii a idéia, leitora compulsiva que sou...
vou atrás de me cadastrar!
Abraços!

Anônimo disse...

Livia claro que pode linkar.
e você pode entrar em contato com os outro "trocadores" através do site:
www.bookcrossing.com
lá você encontra desde quem são os trocadores, chat e produtos do projeto.

um grande abraço.

Anônimo disse...

Oi adorei seu blog...

Essa idéia aqui na minha cidade capaz de não dar certo. É mais capaz de um mendigo pegar e vender... Ou alguém pegar e jogar no lixo. Infelizmente é assim. Sendo otimista, pode até dar certo. Tenho vontade de fazer isso também, mas não agora.

Bjo!

VIDA EM POEMAS disse...

Oi adorei o blog parabéns
sabia da idéia uma vez vi na tv, acho extremamente interessante disseminar a cultura ate pq como vc mesmo disse Patricia poucas pessoas tem acesso a esses autores, mas confesso q teria receio de deixar um livro de Clarice por ai rsrsrs eu simplesmente amooooooo
beijos na alma

busque

destaque

Baixe e-books gratuitamente no site Viciados em Livros. Conta-se com um acervo bastante amplo. Dica da Helô Baixe já o primeiro dicionário livre, gratuito e interativo do Brasil: Aulete Digital. http://www.auletedigital.com.br/ A palavra é sua!

galeria

 
template alterada, original aqui.