Disfarçamos o quanto somos egoístas em frases como: “gosto de você porque você é engraçado”. Na realidade, gostamos dos outros porque eles nos trazem satisfação. Somos tão egoístas que queremos que os outros estejam bem para que nós fiquemos bem. Vivemos em busca do prazer, da felicidade, e os “outros” é que nos proporcionam isso na maioria dos casos.
Nos agrupamos em sociedade para garantir a própria sobrevivência e subsistência. Protegemos nossos familiares por instinto, pois eles possuem grande parte dos nossos genes e recentes pesquisas demonstram que a primeira impressão é baseada em quão parecido fisicamente conosco o outro é. Sendo assim, confiamos em quem se parece mais com nós mesmos.
Entretanto, é necessário distinguir o egoísmo do narcisismo (o famoso eu me amo), não projetar no outro que é “parecido” conosco as nossas características e não continuar rotulando o egoísmo como algo “do mal” com base em ultrapassados dogmas religiosos.

4 comentários:
Creio que o importante é saber sermos "egoístas" ao ponto de conseguir nos enxergar dentro do outro.
Beijos!
Eu sou suspeito pra falar, egoísmo é comigo mesmo. Logo porque minha grande inabilidade consiste em não saber controla-lo. HAHA ;x
-Uma dose de realismo, com gelo, por favor!
:)
Postar um comentário